CORAÇÃO ENGANOSO (2ª PARTE)


Ok! Mas... E o coração?? Qual é a doença incurável? Tais palavras foram ditas por Deus a Israel, que estavam distantes do caminho e ensinos do Senhor. Além disso, Ele diz mais: “O Pecado de Judá está escrito com um estilete de ferro; com ponta de diamante está gravada na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares.” (Jeremias 17:1). Isto nos mostra o quanto terrivelmente o povo de Judá desviou-se do Caminho de Yahweh. O exílio para o cativeiro babilônico estava decretado, era apenas uma questão de tempo...

O coração nos induz a injustiça quando não temos a Palavra de Deus como fundamento de nossas vidas. As escolhas erradas, os pensamentos malignos, os conselhos enganosos, os desejos carnais, etc, são frutos de um coração contaminado pelo pecado. O pecado tem o poder de obscurecer o entendimento e nos fazer pensar que a prática do erro se torne algo comum – “Imagina o tolo, insensato, em seu coração [íntimo]: ‘Deus não existe!’ Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.” (Sl. 53:1). Logo, a doença é o pecado, que o torna incurável quando o homem permanece distante de Deus. O coração humano é terrivelmente mal, pois dele procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias e são essas coisas que corrompem o indivíduo. (Mt. 15:19-20)

                Apesar disso tudo, Yahweh sara os quebrantados de coração (Sl. 147:3), derrama sobre eles o bálsamo de cura (Jr. 8:22) a todo aquele que Nele crer. Não é à toa que Davi suplica nos Salmos um novo coração, como o de Yahweh, um coração puro (Sl. 51:10), um coração cheio do seu amor, para amar Sua Palavra, que aceite os seus juízos, que submeta-se à Sua vontade, que guarde os seus mandamentos, que O ame com toda intensidade, assim como o seu próximo. Capaz de cobrir qualquer transgressão para promover a reconciliação e perdão, recebido pelo nosso Deus.

Queres ter um coração como o de Yahweh? Permita que que Ele te conduza a verdade, guarde Seus mandamentos e viva-os dia após dia....

PAZ!!!

conhecendoaigreja.blogspot.com

CORAÇÃO ENGANOSO (1ª PARTE)


“Ora não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu, Yahweh, o Senhor, sondo profundamente o coração e examino a mente dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!” (Jeremias 17:9-10)

Quando a Bíblia menciona sobre o coração, relata nossa personalidade, nossa alma. Na alma encontram-se nossos sentimentos, vontades, atitudes e emoções. Logo, o homem recebe as informações através do corpo periférico, ou sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato), poderíamos também renomeá-los como Portas de Entradas à alma. A mente é o centro de controle da alma, a sede, lugar de onde sai instruções para todo resto do corpo.

Retornemos a Gênesis, o Paraíso criado por Deus, onde habitara Adão... Deus criou o ser humano como “alma livre” – “... e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.” (Gn. 2:7) – Ou seja, um ser natural e sobrenatural, composto de elementos químicos, matéria, e à imagem de Deus. Isto significa que, as dimensões espiritual e material, estavam reunidas em uma só, era um ser de glória, perfeito como o Deus Yahweh. Adão e Eva estavam revestidos de glória, pois a perfeição estava neles, a ponto de não perceberem sua nudez, pois tudo era puro aos seus olhos (Gn. 2:25). O homem é a principal criação de Elohim (Sl. 8:5). Logo, podemos concluir que o homem é um ser tricotomista, ou seja, corpo (formado de elementos químicos), alma vivente (decorrente do sopro de Deus) e espirito (criado à imagem e semelhança de Deus) - “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Ts. 5:23)

Infelizmente toda essa glória foi perdida quando Adão desobedeceu o mandamento de Deus tendo tomado o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn. 3:6-8). Seus olhos tornaram-se maus, passaram a estar sob uma sentença de morte, e já não eram perfeitos à imagem e semelhança de Deus, não havia mais o espírito de Deus dentro do homem. Daí, a necessidade de um Remidor (Cl.1:13-14), um Resgatador para nos livrar da condenação eterna e nos dar acesso ao Pai novamente. Deus nos proveu o Plano de Salvação por Jesus Cristo (Jo. 3:16), onde nos deu a chance termos um espírito recriado, vivificado para eternidade novamente com Ele.
....

conhecendoaigreja.blogspot.com


Pesquisar neste blog