CLASSIFICAÇÃO DE PERSEGUIÇÃO DOS PAÍSES




A portas Abertas desenvolveu a Classificação de países por perseguição com base em suas experiências de campo, pois precisava de algum padrão para comparar a situação da Igreja cristã em vários países. Por exemplo: como comparar a perseguição na China com a da Arábia Saudita? Esse padrão precisava ser o mais objetivo possível. E a Classificação tornou possível distinguir situações e delinear prioridades para ações e projetos. Esse éo valor fundamental do levantamento: uma forma de determinar onde a necessidade é mais urgente.

COMO A CLSSIFICAÇÃO É FORMADA

Ao chegar a um país, a Portas Abertas procura os cristãos locais e lhes pergunta como poode ajudá-los. Em 95% dos casos, esses cristãos pedem oração. O segundo pedido sempre é por Bíblias, materiais de estudo e treinamento.

A Portas Abertas seleciona os países que irá ajudar a partir dos seguintes critérios:

- A Igreja local pode extinguir-se caso não haja ajuda externa
- A obtenção de Bíblias não é possível por meios oficiais
- Existe possibilidade logística (condições de transporte, armazenagem e distribuição  dos materiais)
- O país está em localização estratégica e recebeu a solicitação de irmãos locais

A Portas Abertas não atua nos 90 países pesquisados. Também não são necessariamente desenvolvidos projetos nos 50 países da lista, mas, dentre os 90 países, cerca de 50 possuem projetos de campo sendo desenvolvidos pela Portas Abertas.

Atualmente, a pesquisa é realizada por meio de alguns contatos, mas a Portas Abertas Internacional está em vias de obter o apoio de um órgão externo que endossará a lista. A Classificação hoje é o resultado de um questionário específico, desenvolvido com perguntas padronizadas sobre:

SITUAÇÃO LEGAL DOS CRISTÃOS NO PAÍS

- A atitude do regime político em relação à comunidade cristã
- A liberdade da Igreja para organizar eventos
- O papel da Igreja na sociedade
- O tratamento de cristãos considerados individualmente
- Outros fatores limitadores da vida de igrejas e cristãos

A respostas a essas questões oferecem um bom vislumbre sobre a fal de liberdade de opção religiosa e prática da fé. Há 49 questões desse tipo para ser repondidas. São perguntas de múltipla escolha e a cada resposta é atribuída uma avaliação em pontos.

Quanto mais pontos um país recebe, pior a situação. Dessa forma, a Portas Abertas resolveu o problema de comparar países entre si e montou uma lista com maior objetividade. Com uma rede internacional de informantes, a organização pública uma atualização da lista todos os anos.

Os dados são coletados por meio de alguns contatos:

- As igrejas locais nos países onde há perseguição, a fonte mais importante de informações
- As bases de projeto, que informam sobre os países onde trabalham
- Especialistas em várias áreas de conhecimento nesses países
- Viajantes, que são convidados a colaborar com suas impressões sobre a situação atual do país
- Funcionários da Portas Abertas Internacional, que levam o questiona´rio em suas viagens e pedem a diversos contatos que o preencham.

O procedimento é executado de 1993. Desde janeiro de 2003 a Classificação de países por perseguição é atualizada uma vez ao ano.

FONTE: PORTAS ABERTAS 

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog