ÉPOCA DE PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS (PARTE II)

Os pesquisadores norte-americanos apontam a Europa como líder em aumento da aversão à religião. Embora pareça paradoxal, mas é que precisamente no Velho Mundo se registram as perseguições mais cruéis contra o cristianismo, apesar das suas origens cristãs. Ao todo, os adeptos dessa religião são hoje perseguidos em 130 países, principalmente no Próximo e no Médio Oriente, onde acontecem não raro recontros entre cristãos e muçulmanos. Por exemplo, uma briga rotineira na cidade egípcia de Alexandria foi seguida de incêndio que destruiu um templo cristão. O incidente acarretou uma série de tumultos armados em outras cidades. Situações parecidas observam-se no Sudão, no Afeganistão, no Iraque, no Irã e na Palestina. Já em países cristãos por definição, perseguições contra os Cristãos são provocadas pelas autoridades, sendo disso um exemplo patente a situação no Kosovo.
Na primavera deste ano, a Igreja Cristã Ortodoxa Russa condenou energicamente as perseguições contra os Cristãos. Há umas ideias sobre como se poderia acabar com essa atitude – conta o arcebispo Ilarion, diretor do Departamento das Relações Eclesiásticas Exteriores do Patriarcado de Moscou. E continua:
São necessárias umas entidades informativas para monitorarem os crimes cometidos por ódio religioso. E cada caso de perseguição aos Cristãos há de ser tema de investigação por organismos judiciais nacionais e internacionais. É muito importante que os próprios Cristãos de todas as confissões hoje coordenem seus esforços a fim de defender seus irmãos e irmãs vivendo em condições difíceis. São também muito necessárias a consolidação e a solidariedade inter-religiosas.
É bem provável que, se forem elaborados uns mecanismos eficientes para a defesa dos Cristãos contra as perseguições, essas medidas possam futuramente ajudar também os adeptos de outras religiões.
FONTE: VOZ DA RÚSSIA
CONHECENDOAIGREJA.BLOGSPOT.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog