AGITAÇÃO NO MUNDO ÁRABE

Os protestos opositores na Tunísia que levaram à renúncia do presidente Zine El Abidine Ben Ali, no poder desde 1987, deram força para os egípcios conseguirem derrubar o ditador Hosni Mubarak, depois de quase 30 anos na presidência, e inspiraram movimentos populares em diversos países da região.

No Oriente Médio e na África, a identidade árabe encontrou força na voz contrária aos governos opressores e à situação econômica precária, com inflação, desemprego e falta de perspectivas para os jovens. "O que aconteceu na Tunísia rompeu o costume do medo e mostrou que era possível - com uma velocidade surpreendente - derrubar um regime, com uma dificuldade menor do que a imaginada", disse Bourhan Ghalioun, diretor do Centro de Estudos sobre o Oriente Contemporâneo (CEOC), em Paris.

Além de Tunísia e Egito, Líbia, Marrocos, Argélia, Iêmen, Bahrein e Jordânia foram alguns dos países palcos da revolta que tomou conta do mundo árabe nos últimos meses.

ORIENTE MÉDIO, UM BARRIL DE PÓLVORA

 Acredito que seja a parte do mundo mais crítica do planeta em termos de conflitos. E justamente nesta região concentram-se as mais brutais perseguições aos cristãos. Estes países fazem parte da Janela 10/40. Conheça os países que fazem parte:

ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES

Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã,
Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.

ÁFRICA – 12 PAÍSES
 Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.

ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.

EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.

EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.

Essas derrubadas ditatoriais em cadeia no Oriente Médio provavelmente tenham influências de governos do Ocidente (EUA). Seja qual for o objetivo, tem chamado atenção do resto do mundo, e principalmente das agências humanitárias.

Atualmente na Líbia, as forças leais a Muamar Kadafi, estão barbarizando a população estuprando mulheres, crianças na frente de seus familiares. E o pior... Estas vítimas correm risco de serem “mortas por amor”, pois o estupro nestes países é considerado como uma desonra. E justamente isso tem atraído os olhares das agências humanitárias de todo o mundo. Lembrem-se da Igreja Perseguida que tem sofrido com a ditadura nesta região.

Comentário da matéria do site Último Segundo

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog