O PROTESTANTISMO NA ETIÓPIA

O protestantismo chegou à Etiópia com sociedades missionárias. As três principais missões que formaram a Igreja protestante na Etiópia são: missão luterana, missão Interior do Sudão e a missão menonita.

As missões luteranas foram as primeiras a chegar e criaram a igreja Mekane Yesus (lugar de Jesus) em 1959. A Mekane Yesus é forte no sul e oeste da Etiópia, áreas abertas aos missionários por não haver forte presença ortodoxa.

A missão Interior do Sudão começou a trabalhar no Sul da Etiópia na década de 1920 e saiu do país quando os italianos invadiram o país, em 1938. Voltando cinco anos mais tarde, esses missionários encontram uma próspera igreja, formada por mais de cem congregações e 20 mil membros. A igreja Kale Hiwot (Palavra de vida) nasceu desse ministério e continuou a crescer desde o restabelecimento da liberdade religiosa em 1991.

A missão menonita foi à Etiópia após a Segunda Guerra como agência de ajuda humanitária, mas recebeu autorização para evangelizar. Duas igrejas distintas nasceram por influência da missão menonita. A Meserete Kristos (Cristo é o fundamento) é parte importante da organização menonita mundial. A igreja Mulu Wengel (Evangelho Pleno) procura manter-se livre de ligações com o ocidente.

Religião

Islamismo 45%, cristianismo ortodoxo 40%, protestantismo 10%, outras 5%

CONHECENDOAIGREJA.BLOGSPOT.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog