ÉPOCA DE PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS (PARTE I)

Em todo o mundo vão recrudescendo as perseguições contra os cristãos de todas as religiões. A conclusão foi tirada pelos pesquisadores americanos do instituto “Pew Forum on Religion and Public Life”. A investigação foi realizada em 198 países habitados por cerca de 99 por cento da população do planeta. Tais perseguições são movidas não somente pelos Governos e pela sociedade. Vão amiudando especialmente os ataques recíprocos desencadeados por seguidores de diversas religiões.
Segundo as estatísticas dos investigadores estadunidenses, casos de discriminação dos Muçulmanos são hoje registrados em 117 países. Os ataques ao judaísmo e aos Judeus, em 75. Quem menos sofre são os Budistas, os quais enfrentam discriminação em 16 países. De uma maneira geral, os casos de opressão de comunidades religiosas pelas autoridades e pela sociedade aumentaram em 23 países. Na opinião dos pesquisadores estadunidenses, as primeiras linhas no “ranking de intolerância religiosa” são ocupadas pela França, Sérvia e alguns países da África Setentrional e Médio Oriente. Os países mais tolerantes são a Alemanha, a Áustria e a Suíça. Como se pode explicar o aumento dos ataques contra os crentes? O assunto é comentado por Ivar Maksutov, presidente da Sociedade Religiográfica de Moscou:
A revolução fundamentalista global que estamos presenciando lança um desafio aos Estados. E leva-os a disciplina a vida religiosa que antes não era alvo de uma atenção tão profunda por parte dos serviços secretos e organizações governamentais de todo gênero. O fenômeno, note-se, é observado não somente nos países habitualmente rotulados de autoritários, extremistas ou fundamentalistas. Mesmo os países que julgamos serem iluminados, democráticos e liberais, todos eles também desejam controlar os processos ocorridos no seio das comunidades religiosas.
FONTE: VOZ DA RÚSSIA
CONHECENDOAIGREJA.BLOGSPOT.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog