França proibe rezas ou orações em via pública

Como medida governamental, as principais cidades Francesas, Paris e Marsella, implementaram a proibição de rezas e orações em via pública, pois a laicidade deve ser favorecida, comentou o ministro do Interior Claude Guéant aos representantes Católicos, Judeus, Muçulmanos, Budistas, Ortodoxos e Protestantes.
A reunião, que congregou as principais religiões do mundo e da Francia, expos o tema do desenvolvimento da religião, pois a laicidade está favorecida na constitução, ainda que as reformas a libertade de cultos favorecem também as diferentes comunidades.

Entre os acordos, foi incluida a criação de um grupo de trabalho Interministerial encarregado de clarear, antes do verão, as condições do cumprimento do princípio de neutralidade nos serviços públicos e de propor as medidas jurídicas apropriadas.

A importância da laicidade no Estado Frances levou os altos mandatários a favorecer-la de manera importante, por isso buscam criar uma “conferência departamental” da liberdade religiosa, que seria formada por pessoas escolhidas e responsáveis. No caso de algumas religiões, o sacrifício de animais deve ser regulamentado pelo departamento sanitário para que as medidas sejam respeitadas.

Apesar das restrições, o governo propos a elaboração de um código sobre laicato e liberdade religiosa, que busca ser reforçado no ensino nas escolas públicas para melhorar o conhecimento e a aplicação do laicato, reafirmar o princípio de neutralidade religiosa nos serviços públicos e garantir o livre exercício de culto.
Durante o comunicado do Ministério do Interior, foram expostas as conclusões sobre o debate do laicato na sociedade, pois o grupo muçulmano dizia que o governo tinha como objetivo principal “afetar” o Islam.

Na reunião, foram discutidos pontos como a proibição de menús específicos nas cantinas públicas ou a erradicação dos símbolos religiosos dos serviços públicos, e que deixou de ser obrigatório para as empresas respeitar as exigências religiosas de seus trabalhadores.

Fonte : Revista Fuerza Latina / MTS
CONHECENDOAIGREJA.BLOGSPOT.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog