Vamos começar pelo termo islâmico. Esse termo se refere aos seguidores do islamismo, que é uma religião monoteísta criada no século 7d.C. por Maomé e que hoje conta com seguidores no mundo todo. portanto, islâmico é todo seguidor da religião islâmica, assim como os seguidores do cristianismo são chamados de cristãos e os adeptos do judaísmo de judeus.

muçulmano é um sinônimo de islâmico, não havendo nenhuma diferença entre os termos. portanto, se você ouvir alguém dizer que é muçulmano, isso significa que essa pessoa é islâmica, ou seja, seguidora do islamismo.

TODOS OS ÁRABES SÃO MUÇULMANOS?

Não. e esta é uma confusão muito comum. o termo árabe se refere a uma etnia, ou seja, à etnia árabe, que é caracterizada pela língua árabe.

O país que possui a maior população muçulmana do mundo é a Indonésia, que não é árabe. Na Europa, por exemplo, existem diversos povos muçulmanos, como é o caso dos albaneses, dos bósnios e dos chechenos.

Assim, todos os povos que têm a língua árabe como oficial podem ser chamados de árabes. Como exemplo, podemos citar os iraquianos, os egipcios, os marroquinos, os palestinos, os sauditas, entre muitos outros.

É importante ter em mente que islâmico e muçulmano são termos que se reeferem a uma religião, enquanto árabe é referente à etnia e a língua árabe. Essa confusão se dá porque a religião islâmica foi criada pelo povo árabe, e entre esse povo o islamsmo ganhou muitos adeptos.

Nem todo muçulmano (ou islâmico) é árabe. Os turcos, os iranianos e os afegãos são povos muçulmanos, mas não são árabes. Isso porque não falam a língua árabe.

Apesar de a maioria dos povos professarem o islamismo, no Líbano e na Síria, por exemplo, há uma expressiva parcela de sua população que é adepta do cristinismo. Ou seja, nesses países existem muitos árabes que não são muçulmanos, já que não seguem o islamismo.

Vale lembrar ainda que no Brasil há o costume de referir-se aos imigrantes árabes em geral como turcos, no entanto, isso é um equívoco, uma vez que os turcos são muçulmanos mas não são árabes, pois não falam a língua árabe.


FONTE: PORTAS ABERTAS
conhecendoaigreja.blogspot.com
WWW.ASSEMBLEIADOSSANTOS.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog