Série: Pastores da Igreja Perseguida

PASTOR ENEAS TOGNINI
Missões “nasceram” no coração de Deus. Essa velha declaração foi de um apaixonado por missões. Essa afirmação coincide com o que o Senhor Jesus diz, no Monte das Oliveiras, no seu último encontro com os discípulos e com grande multidão. O Senhor Jesus resumiu sua paixão missionária nas seguintes palavras – Mateus 28.18, 19: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” e lhes deu garantia: “Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do século”. O Senhor Jesus começou seu ministério sendo batizado por João, recebeu o Espírito Santo em forma de pomba. Permaneceu alguns dias nessa região, chamou os primeiros discípulos, foi para a Judeia, e estabeleceu seu quartel general em Cafarnaum como lemos em Mateus 4.23: “pregando o evangelho do reino, ensinando na Sinagoga e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Da Galileia foi para Jerusalém diversas vezes, sempre passando por Betania. Chegou até Cesárea de Filipe e alcançou Serepta. Veio a Jerusalém por derradeira vez, onde foi crucificado. Ao terceiro dia foi ressuscitado e apareceu aos discípulos cerca de dez vezes.
E Marcos 16.15-17 nos lembra suas últimas palavras, manda uma ordem aos seus seguidores, sobe onde está à destra do Pai e, pelo Espírito Santo, comanda a igreja e o grande movimento missionário. Jesus foi para o céu, está com o Pai, mas enviou o Espírito Santo que trabalha e comanda hoje milhares de missionários no mundo. Os primeiros discípulos começaram o seu trabalho na Ásia e norte da África. Grande surto missionário começou com os Moravianos na Alemanha, passando o facho para a Inglaterra, depois Estados Unidos e hoje está com o Brasil.
Nunca o Senhor Jesus, através do Espírito Santo, deixou um povo sem o poder do Evangelho. O Espírito Santo usa homens, usa igrejas e grandes movimentos missionários através da Bíblia – Sociedade Bíblica do Brasil comemorou a pouco a grande vitória, imprimindo um milhão de Bíblias e espera mais cinco anos para completar os DOIS MILHÕES de exemplares da Palavra de Deus.
Todo movimento missionário começa pequeno como de João Wesley, mas cresceu e mudou o rumo do povo inglês que jazia nas trevas do pecado.
Temos muitos exemplos na história de homens e mulheres que sacrificaram carreiras promissoras, abandonaram tudo e marcharam para a África. Dentre os muitos, destacamos o “herói” David Livingstone (inglês). Seu propósito alcançou grupos de aldeias para Cristo.
Para tanto, precisou ganhar o chefe de diversas aldeias. O sistema naqueles tempos era trocar presentes. O chefe dava a David três presentes. Para o chefe foi fácil lhes os dar “três”, mas para David era quase impossível. Como daria ao chefe os três presentes? Pensou: darei meu bastão que é meu arrimo porque estou trôpego, e deu; darei minha cabra cujo leite me alimenta e cura minhas dores. E que darei mais? A minha Bíblia. E sua Bíblia era o esteio da sua vida espiritual.
E com isso ganhou centenas de africanos para Jesus. Hoje há muitos Davids pregando o evangelho em terras difíceis, cruéis.
Dentre o grande exército de missionários, destacaremos a “Portas Abertas”, que está no mundo e alguns derramaram sangue na conquista de almas. Há países onde não há liberdade para pregar a doce mensagem de Cristo, de esperança, do amor e da liberdade. Dão a vida, respondemos com o amor. Minha igreja Batista do Povo à frente da qual está o Pr. Jonas Neves de Souza é uma igreja que prega missões, envia missionário e, junto com outras igrejas, sustenta a obra missionária em diversos países do mundo.
Fonte: Portas Abertas
conhecendoaigreja.blogspot.com
assembleiadossantos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog