DICAS PARA EDUCAR OS FILHOS NO EVANGELHO (PARTE 5)


O pastor Joseph Hovsepian, do Irã, filho de Haik Hovsepian, é um exemplo de cristão que sofreu desde pequeno as consequências da perseguição e continuou nos caminhos de Cristo, sem vacilar. Ele cresceu entre ameaças e discriminação, e pode dar algumas dicas sobre como tratar crianças que foram profundamente marcadas pela violência, o descaso e a desintegração de suas famílias por causa da perseguição religiosa:

“Ouça o que elas têm a dizer e o que estão sentindo. Na maioria das vezes, elas não estão revoltadas como os adultos pensam. Elas apenas estão expressando m descontentamento, como raiva, medo, insegurança. Se elas estão chateadas, deixem que desabafem, reclamem, e depois ore com elas. Não tente impor um comportamento que nem mesmo um adulto é capaz  de ter com facilidade – como a perda de um ente querido – assim que um evento ruim acontece. A única saída para mantê-las firmes na fé é ensiná-las nos caminhos bíblicos desde cedo e estimular uma vida de intercessão e intimidade com Deus”.

Joseph conta que seus pais sempre falaram abertamente sobre a morte do irmão mais velho e nunca demonstraram medo, apesar das constantes ameaças que culminaram com o assassinato de seu pai (conheça a história de Haik Hovsepian no DVD Irã, um brado de fé). “Desde pequeno, aprendi a orar e viver na dependência do Senhor. Além disso, sempre houve coerência entre o falar e o agir  dos meus pais, especialmente no que se refere à Bíblia. Então não havia como eu me revoltar com Deus na adolescência. Meu pai me ensinou a entregar a vida para nem cair na armadilha de querer entender tudo o tempo todo. Aprendi a entregar e confiar”.

Hoje, Joseph e seus irmãos são pastores e têm um ministério de evangelismo: eles pregam a Palavra em persa por meio de programas de televisão via satélite que são gerados nos Estados Unidos ensina a criança no caminho em que deve andar e quando crescer não se desviará dele (Provérbios 22:6). Sou um exemplo disso”.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog