NATAL: VERDADE OU MENTIRA?? (PARTE 6)

OUTROS COSTUMES PAGÃOS

Além dos principais costumes natalinos de cada povo, tem-se adotado outros que são de origem pagã. A coroa verde adornada com fitas e bolas coloridas que enfeitam as portas de tantos lares é de origem pagã. Dela disse Frederic J. Haskins em seu livro “Answer to Questions” (Respostas a algumas Perguntas): “Se remonta aos costumes pagãos de se adornar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do Natal. A árvore de natal vem do Egito e sua origem é anterior a era cristã.”

Também as velas, símbolo tradicional do Natal, são uma velha tradição pagã, pois se acendiam ao ocaso para reanimar o deus sol, quando este se extinguia para dar lugar à noite.

Papai Noel é o São Nicolau, bispo católico do século V. A enciclopédia Britânica, 11
ª edição, vl. 19, págs. 648-649, diz: “São Nicolau, o bispo Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em 6 de dezembro... conta-se uma lenda segundo a qual presenteava ocultamente a três filhas de um homem pobre... deu origem ao costume de se dar em segredo na véspera do dia de São Nicolau (6 de dezembro) data que depois foi transferida para o dia do Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau...”.

os pais castigam seus filhos por dizerem mentiras, porém ao chegar o Natal, eles mesmo se encarregam de contar-lhes a mentira do “Papai Noel”, os “Reis Magos” e o “Menino Jesus”! Por isso não e de se estranhar que ao chegarem a idade adulta também acreditem que Deus é um mito.

Certo menino, sentindo-se tristemente desiludido ao conhecer a verdade sobre Papai Noel, comentou com seu amiguinho: “Sim, também vou me informar melhor acerdo tal Jesus Cristo!”.

É cristão ensinar às crianças mitos e mentiras? Deus disse: “Não enganareis nem mentireis um ao outro” (Levítico 19:11). Ainda que para a mente humana pareça bem e justifique, Deus também disse: “Há caminho que ao homem parece direito, porém, o seu fim é caminho de morte”.

Estudados os fatos vemos que o costume de se celebrar o Natal, em realidade não é costume cristão mas, sim, pagão. Ele constitui um dos caminhos da Babilônia no qual o mundo tem caído.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A ÁRVORE DE NATAL

Em Jeremias 40:2-6, Isaías 44:14-17, Oséias 4:13 e Deuteronômio 16:21, vemos que os povos, desde a antiguidade, possuíam o costume de utilizar a madeira bem como as árvores, com fins de idolatria.

Muitas dessas árvores ou pedaços de madeira serviam para adoração e culto doméstico. O pinheiro, símbolo natalino, possui a mesma conotação.

FONTE: IAS - Igreja Assembléia dos Santos
conhecendoaigreja.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog