Um verdadeiro êxodo de cristãos está acontecendo no Iraque. Os cristãos estão fugindo do país e não há como contabilizar quantos ainda permanecem lá. Desde que o exército dos Estados Unidos começou a deixar o país, o Iraque tem sofrido com conflitos e instabilidade, sob um governo incapaz de cumprir a lei e garantir o mínimo de segurança. Os níveis de corrupção estão aumentando e a violência sectária não tem fim.
A constituição Federal do Iraque declara que cada indivíduo tem liberdade de pensamento, de consciência e de crença, mas não existe nenhum artigo que trate sobre a troca de religião. No entanto, a sahria (lei islâmica) é a fonte da lei e proíbe a conversão de muçulmanos a outras religiões. Isso faz com que seja legalmente impossível aplicar os direitos à liberdade religiosa aos casos de convertidos vindos do islamismo. Não há segurança para as famílias que se convertem.
Os cristãos iraquianos sentem que o atual governo não lhes dá segurança. Houve um aumento significativo nos assassinatos de cristãos e ataques a igrejas. A violência ainda fez parte da sociedade iraquiana em 2011, embora tenha havido menos relatos de vítimas que no ano anterior. Há informações de 38 cristãos mortos e 100 feridos, mas os números provavelmente são mais altos. O número de sequestros diminuiu. Enfim, a situação no Iraque ainda é deplorável e não há sinais de melhora.
Podemos observar um piora no Curdistão, norte do país. A principal fonte de perseguição é o extremismo islâmico.
Cristãos têm sido ameaçados, roubados, abusados sexualmente e sequestrados, e igrejas, atacadas. Em abril, uma bomba explodiu próxima à entrada de uma igrja católica em Bagdá, ferindo sete pessoas. Em agosto de 2011, duas igrejas foram bombardeadas em Kirkuk. Muitos ficaram feridos. Bombas foram encontradas em outras duas igrejas na cidade. Um mês antes, uma nova igreja foi inaugurada em Kirkuk. Os ataques podem ter sido uma reação a isso, por ser época de Ramadã.
A violência sectária está fazendo com que os cristãos fujam do país. Milhares deixaram o Iraque desde um ataque em outubro de 2010. Fontes informaram que, em 1991, os cristãos no Iraque somavam cerca de 950.000. Em 2003, o número caiu para 550.000 e no início de 2010 eram apenas 345.000. o número de cristãos continua diminuir, havendo atualmente cerca de 300 mil no Iraque. Como resultado da ascensão da Al Qaeda e do avanço dos movimentos islâmicos, o maior grupo religioso não muçulmano do país corre o risco de ser extinto. Além disso, o êxodo de cristãos afeta diretamente a política e a sociedade da religião.
Os ataques contra propriedades cristãs no Norte do Iraque, em 2011, mostram que o futuro é sombrio para os cristãos em todo o país.

FONTE: PORTAS ABERTAS
conhecendoaigreja.blogspot.com
assembleiadossantos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog