A QUÍMICA DO SOFRIMENTO


NaOH + HCI = NaCI + H2O

Soda Cáustica + Ácido Clorídrico =  Sal + Água

Começar o texto com uma fórmula química não é a melhor maneira de atrair leitores, mas não precisa ser nerd para entender o que vou escrever. Esta reação química representa a obtenção de sal em laboratório.
Um amigo químico escreveu um texto* com uma “ visão espiritual” sobre esta reação. Gostaria de destacar um pequeno trecho:

“Se você passar o Ácido Clorídrico (HCL) concentrado na pele, ela vai queimar, arder, ferir podendo levar à morte. A mesma coisa ocorre com o Hidróxido de Sódio (soda cáustica – NaOH): fere, queima, arde mata. Mas a união de duas substâncias perigosas resulta em salmoura, isso mesmo, sal e água. A mesma coisa Deus faz conosco. Não importa o que fizemos no passado, Ele nos transforma. Muitos machucaram, feriram, degradaram e até mataram, porém quando nos unimos a Cristo, somos transformados em sal.”

Essa reação química também me faz lembrar a perseguição que a primeira igreja sofreu após a morte de Estêvão. A Bíblia diz que “Saulo devastava a Igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão” (Atos 8.3) mas, apesar de todo esse sofrimento, “os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem” (At. 8.4).

Assim como na fórmula, o sofrimento dos cristãos perseguidos os transforma, cada vez mais, em Sal da Terra. Isso quer dizer que o resultado da perseguição é uma Igreja que busca fazer a vontade do Pai. Cristãos perseguidos resistem e se tornam Sal, pois sua fé está firmada em Cristo, as orações dos irmãos os fortalecem e seu alvo é a recompensa eterna. Almejando a Coroa da Vida, são fiéis até a morte (Apocalipse 2.10b)!

Com a gente é diferente, as aflições nos derrubam. Por diferentes motivos deixamos de obedecer a Deus e usamos nosso sofrimento como desculpara para não cumprir a tarefa de ser sal e luz. Nossa fé vacila e nosso alvo não está no Reino, não está em fazer a vontade de Deus. Perdemos o foco no Eterno e nos apegamos ao que é eternamente inútil.

Assim como nada pode nos separar do amor de Cristo (Romanos 8.35-39), não podemos permitir que algo nos impeça de amar a Deus, sejam perseguições, aflições ou adversidade. E se amamos a Cristo, devemos obedecer-lhe (1 João 2.3-6). Para o cristão, o que é mais importante que cumprir a vontade de Deus?

Há também um segredo para que a química do sofrimento funcione: a ação do Espírito Santo. Quando o Espírito age em nossas vidas, o sofrimento ou tribulação produz perseverança, que produz um caráter aprovado e assim seremos sal e luz, assim faremos diferença. Lembro-me da Irmã Chang, da China, que pregou em frente a uma delegacia, obedecendo a uma ordem de Deus. Ela foi presa e torturada, mas permaneceu firme e continuou sendo sal. Mesmo com todas as dificuldades e perseguições, continuou pregando na prisão e cerca de 800 pessoas se converteram!

Termino com o exto de Romanos 5.3-5: “Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.


Fonte: Underground – Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog