A CULPA É DE DEUS E DE QUEM O SERVE?

Houve nos dias dos Reis de Israel, precisamente no tempo da carreira do profeta Elizeu,
que duas mulheres contenderam na ânsia da fome e combinaram comer seus filhos como foi dito:
 “Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas.” (Levítico‬ ‭26:29‬). É inegável que as consequências da idolatria traria gravíssima fome como foi profetizado pelo profeta Elizeu que falou: “... O Senhor chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos.” (2 Reis‬ ‭8:1‬). Agora, não seria simples em tais dias invocar misericórdia ao Senhor??? Mas, ao contrário, temos lido: “Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata. Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor! Ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu.
Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu. Tendo o rei ouvido as palavras da mulher, rasgou as suas vestes, quando passava pelo muro; o povo olhou e viu que trazia pano de saco por dentro, sobre a pele. Disse o rei: Assim me faça Deus o que bem lhe aprouver se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar, hoje, sobre os ombros.” (2 Reis‬ ‭6:25-31‬). Pois ainda disse: “... Eis que este mal vem do Senhor; que mais, pois, esperaria eu do Senhor?” (2 Reis‬ ‭6:33‬). Que coisa! Jejua, põe pano de saco e manda matar o profeta!!! Qual a conclusão??? De quem é a culpa??? DO PROFETA? DE DEUS? E A IDOLATRIA, O HOMICÍDIO, E O ABANDONO DOS MANDAMENTOS DO SENHOR NÃO SERIAM A RAZÃO DE TAMANHA DESGRAÇA??? O quê? Isto nunca passa pelos pensamentos de quem não se importa com Deus!!! Por conta disto, disse o Senhor: “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” (João‬ ‭16:20‬). Por isso, o mundo fará festa na morte das duas testemunhas que serão os porta-vozes divino dos flagelos no reino do anticristo pelo que temos lido: “Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra.” (Apocalipse‬ ‭11:10‬). Outra referência de tamanha admiração é: “Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor. Ajuntando-se o povo contra Moisés e Arão e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do Senhor apareceu. Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação. Então, falou o Senhor a Moisés, dizendo: Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então, se prostraram sobre o seu rosto. Disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele, vai depressa à congregação e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do Senhor; já começou a praga. Tomou-o Arão, como Moisés lhe falara, correu ao meio da congregação (eis que já a praga havia começado entre o povo), deitou incenso nele e fez expiação pelo povo. Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. Ora, os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram por causa de Corá. Voltou Arão a Moisés, à porta da tenda da congregação; e cessou a praga.” (Números‬ ‭16:41-50‬).
Eis uns dos textos que traz extrema perplexidade perante Aquele que tem autoridade de julgar e punir a altura de tamanha rebelião semelhante a de Corá, Datã e Abirão. Ora, como sendo pouco o Reto Juízo de Deus através dos lábios de Moisés, o povo enfurecido CULPABILIZA, NÃO OS CULPADOS, QUE A TERRA ENGOLIU, E SIM OS MENSAGEIROS e VEÍCULOS do castigo de Deus. Isto é realmente impressionante!!! E de forma espantosa Moisés autentica o chamado dizendo a seu irmão Arão que sua eleição divina era interceder, rogar por uma geração que os condenava continuamente e o Senhor maravilhosamente escuta cessando a praga das contestações e contínuas reclamações de seus irmãos. E por que tudo isto foi escrito? Certamente, para mostrar-nos que uma geração surgirá tal como está escrito: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apocalipse‬ ‭14:6-7‬). E: “O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória.” (Apocalipse‬ ‭16:8-9‬). O arrependimento glorifica a Deus que tem autoridade de castigar e punir com todo rigor, mas, HÁ UMA GERAÇÃO COMO FOI DITO QUE NÃO SE HUMILHA, NÃO RECONHECE DEUS, NEM SE CURVA À AUTORIDADE E APLICAÇÃO DO JUÍZO, pelo que foi dito: “Ainda que pises o insensato com mão de gral entre grãos pilados de cevada, não se vai dele a sua estultícia.” (Provérbios‬ ‭27:22‬). Ou seja, ainda que se esmague o maligno, ele não deixa a maldade. A exemplo ocorreu com o Senhor no início dos dias de seu ministério da Redenção.



Houve um dia em que o Senhor após pregar ouviu dos apóstolos: “... Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mateus‬ ‭15:12-14‬). O fato é que somos tão arrogantes e presunçosos que pensamos que Deus precisa de nós, mas, Ele disse: “... Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Romanos‬ ‭9:15‬). Como ouviu aquele que ficou empedernido por Ele: “... Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.” (Romanos‬ ‭9:17-18‬). Mas, quanto aos desastres de ordem natural, isto é, como eles dizem provocados pela natureza, ou, sob determinação de quem Deus conferiu autoridade, o que devemos pensar? Assim disse o Senhor Jesus Cristo: “Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.” (Lucas‬ ‭13:1-5‬).

Paz, Santificação e Maranata!!! Temei a Deus e daí-lhe Glória: Arrependei-vos!!!

Fonte: Pr. Kléber R. Félix

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog