ISLÃ NO IRÃ



O islamismo surgiu no século VII (610 d.C) através de um rico comerciante de Meca (cidade da atual Arábia Saudita) chamado Maomé, que após receber uma visita do anjo Gabriel, teria recebido da parte de Deus a revelação do livro sagrado Corão (Alcorão).

Após sua morte em 632 d.C., a comunidade islâmica (Umma) se viu diante do dilema da sucessão, ou seja, quem seria o substituto do profeta Maomé à frente da comunidade. Houve então a primeira divisão da história do islamismo. Uma parte do povo acreditava que o sucessor de Maomé poderia ser qualquer individuo com capacidade para governar, esse grupo é chamado de Sunita (praticantes do atos de Maomé). A outra parte defendia que somente alguém da linhagem sanguínea do profeta poderia ocupar seu lugar à frente do povo. Para estes o escolhido deveria ser Ali, genro e primo de Maomé, eles ficaram conhecidos como xiitas, que significa, partidários (Shia) de Ali.

O islamismo é composto por várias escolas jurísticas, responsáveis pela interpretação dos textos sagrados islâmicos (Alcorão, Sunnas e Hadiths – Práticas e ditos do profeta), através dessas interpretações temos a sharia (Shariah) que é o código máximo de legislação do Islã.

Alguns pontos da Sharia que geram perseguição são:

- Apostasia: trocar o Islã por outra religião é considerado crime passivo de morte.
- Proselitismo: é proibido pregar e tentar converter um muçulmano.

A revolução islâmica que aconteceu no Irã em 1979, transformou o Irã em uma nação islâmica, e desde então o país leva a Shariah praticamente ao pé da letra. Após esse evento histórico a perseguição às minorias religiosas, inclusive aos cristãos, passou a ser algo institucional e constitucional, baseadas nas leis da República Islâmica do Irã.

Agora que sabemos o que é o islamismo e como ele se aplica no Irã, podemos orar de maneira mais eficaz. Ore agora pelos cristãos do Irã e do mundo muçulmano.

Fonte: Portas Abertas
conhecendoaigreja.blogspot.com
assembleidossantos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog